Jin é o Homem de conhecimento, compaixão;
Shin é Criador
Jyutsu é Arte
Práticas Básicas para liberar a Tensão Diária para mim mesma.
A Arte de Conhecer (ajudar) a MIM mesma.
O stress da vida cotidiana pode afetar o suprimento e distribuição desta energia causando dores físicas, desconfortos emocionais e desarmonias gerais.
Redescoberta no inicio do século passado pelo Mestre Jiro Murai e levada ao Ocidente, nos anos 50, por Mary Burmeister, o Jin Shin Jyutsu nos ajuda a lembrar que cada uma de nós dispõe dos instrumentos mais simples para produzir um equilíbrio harmonioso – a respiração e as mãos. É uma antiga arte japonesa que busca, através do toque suave, restaurar o equilíbrio do corpo, mente e espírito. Através dessa arte, a pessoa pode reconhecer no seu corpo as tensões acumuladas e restaurar os padrões de circulação da energia restabelecendo a harmonia e vitalidade.
Para o Jin Shin Jyutsu, existem cinco atitudes que desarmonizam o homem:
Preocupação, Medo, Raiva, Tristeza e Pretensão (esforço).
Você sabia que transformar estas atitudes está nas suas mãos?
Não é uma metáfora! Basta você segurar os dedos da mão esquerda, com a mão direita e da mão direita com a mão esquerda, um de cada vez, respirando suavemente, por dois minutos, para sentir a tensão se dissolvendo. Todos os medos começam a se dissipar e toda carga desnecessária é descarregada dos ombros, abrindo caminho para que a harmonia possa entrar em ação.
Ponha isso em prática agora. Segure os dedos simples e descomplicadamente.
A Arte de viver também é simples. É o despertar da consciência de MIM MESMA para a manutenção da saúde, felicidade, longevidade e benevolência.
Aprenda a reconhecer a mensagem da tensão no seu corpo com humildade, respeito e admiração e como harmoniza-la com o simples segurar dos dedos.
Quero convidá-las para refletirmos agora sobre cada uma das atitudes, utilizando algumas técnicas de auto-aplicação do Jin Shin Jyutsu diariamente.
Olhe para as suas mãos e perceba se algum de seus dedos está chamando mais a sua atenção. Se algum deles está inchado, torto, machucado, fininho, desarmônico, perceba se esta mudança na estrutura aparece mais nas pontas, no meio ou na base dos dedos. Saiba que isto foi gerado pela tensão, pelo bloqueio da circulação energética nesta área.
Agora, envolva este dedo ou estes dedos um por um, como está descrito acima, por aproximadamente 2 minutos, respirando suavemente e soltando os ombros.
Reconheça, a partir deste exercício e através desta tensão percebida nos seus dedos, qual a atitude que vem desarmonizando a sua vida, reflita sobre os medos que estão lhe impedindo de sorrir. O medo é o núcleo de todas as atitudes.
Seja o seu próprio testemunho.
PREOCUPAÇÃO - segure o polegar esquerdo com a mão direita.
Medo do futuro (depressão, ódio, obsessão, ansiedade, auto-proteção).
Órgãos afetados quando em desequilíbrio padrão energético
Estômago e Baço.
MEDO segure o dedo indicador esquerdo com a mão direita.
Medo da aniquilação, medo da vida e da morte. ( Timidez, confusão mental, depressão, perfeccionismo, crítica, frustração, desejo de vida)
Órgãos afetados quando desequilíbrio do padrão energético:
Bexiga e Rins.
RAIVA-segure o dedo médio esquerdo com a mão direita.
Medo que o outro faça o que eu não quero, ou o outro não faça o que eu quero. (Covardia, irritabilidade, indecisão, instabilidade, não alerta, emotividade).
Órgão afetado quando em desequilíbrio do padrão energético:
Vesícula e Fígado.
TRISTEZA (APEGO) segure o dedo anular esquerdo com a mão direita.
Medo que os meus sonhos não se realizem, ou medo de perder aquilo que eu tenho. ( negatividade, formação de muco, bom senso).
Órgão afetado quando em desequilíbrio do padrão energético:
Pulmão e Intestino Grosso.
PRETENSÃO (ESFORÇO) segure o dedo mínimo esquerdo com a mão direita.
Medo de não ser aquilo que os outros esperam que eu seja, ou medo de não ser aquilo que eu penso que sou. (Cobrir, esconder, chorar por dentro e rir por fora, insegurança, nervosismo, confusão, mortalidade).
Órgãos quando em desequilíbrio do padrão energético:
Coração e intestino delgado.
Agora faça também o exercício da mão direita segurando com a mão esquerda.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO
JIN SHIN JYUTSU.
JIN SHIN JYUTSU.
Que não é nada mais do que “AUTO CURA”
É uma energia vital que circula em todo universo e no organismo de cada pessoa.
A respiração é a expressão básica da energia vital. Ao expirar descarregamos o estresse acumulado e a energia estagnada. Quando inspiramos, recebemos a energia renovada e purificada em abundância.
Quando a energia vital circula sem obstáculos dentro de nós, estamos em harmonia perfeita. As obstruções que levam à desarmonia física, mental e emocional são criadas pelas atitudes. Nós temos cinco atitudes básicas:
Preocupação; Medo; Raiva; Tristeza e Pretensão.
O primeiro instrumento para relaxar o corpo e remover os bloqueios da energia vital é a respiração. Tudo o que precisamos, a qualquer momento é expirar profundamente e deixar que o novo fôlego penetre em nosso ser naturalmente. Com cada expiração, liberamos o estresse acumulado, a tensão física e o medo. Uma expiração profunda nos esvazia, e podemos então receber mais plenamente a inspiração seguinte e sua energia revitaliza dora. Agora a energia da vida pode fluir livremente através do nosso sistema. Podemos nos renovar e nos preencher de vida com a respiração-
“a essência purificada da vida”.
Se você expirar agora, poderá sentir a tensão que escorre dos ombros, do tronco, da pelve, vai descendo até chegar aos dedos dos pés.
Você relaxa um pouco mais a cada respiração, harmonizando-se cada vez mais profundamente, à medida que nossa tensão deixa nosso corpo, recebemos cada respiração com consciência e gratidão. A respiração é a base para nossa energia. A energia vital que nos envolve está sempre à nossa disposição sob a forma de respiração. O segredo para essa transformação está em simplesmente expirar e deixar que a energia da vida impregne todo nosso ser.
A respiração é o mais simples e o mais perfeito de todos os instrumentos que temos à nossa disposição. Ela pode ser usada em qualquer momento para aumentar e equilibrar a energia vital, para que possamos penetrar no reino de onde emanam a harmonia e a cura.
Eis um exercício respiratório simples que devolve o equilíbrio a todas as funções do corpo:
Comece contando as expirações, conte até completar trinta e seis respirações.
Se perder a conta, comece novamente. O exercício pode ser feito de uma vez ou ao longo do dia em quatro grupos de nove. Respire naturalmente. Com o tempo, sua respiração se tornará automaticamente mais profunda, leve e rítmica.
Texto do livro “O Toque da Cura”
Nenhum comentário:
Postar um comentário